Na manhã do último dia 30 de janeiro, sexta-feira, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar em Cuiabá, houve uma solenidade oficial em comemoração aos 30 anos da terceira turma do curso de formação de oficiais da PMMT, batizada de Turma Paiaguás. São Oficiais que iniciaram a carreira policial militar em janeiro do ano de 1996.
Alguns comandantes da Turma Paiaguás atuaram na região do 15º Comando Regional, a exemplo do Coronel PM James Jacio Ferreira, que comandou o 15ºCR de abril de 2019 a abril de 2023. Destaca-se também o Coronel Waldenir Soares Paraense sobrinho que comandou 22º Batalhão em Peixoto de Azevedo no ano de 2020 e ainda, o Coronel PM Cleberson Rodrigues que foi comandante regional adjunto do 15ºCR nos anos de 2021 e 2022.
A solenidade foi marcada por momentos de grande emoção, coronel James foi o orador da turma e fez um resgate histórico dos últimos 30 anos. Ele agradeceu a todos aqueles que contribuíram na formação da turma e na carreira destes honrados oficiais.
“30 anos de carreira policial militar com muito orgulho, dedicação, responsabilidade e respeito. Neste momento de celebração, em nome dos meus irmãos da Turma Paiaguás, agradeço todos aqueles que contribuíram para chegarmos até aqui. Gratidão, é o nome desta solenidade!” Destacou o Cel PM James Jacio.
O nome da turma é uma referência aos indomáveis índios Paiaguá que lutaram contra a colonização bandeirante, defendendo ferozmente suas terras e cultura. Na solenidade houve a entrega da moeda honorífica 30 anos Paiaguás, honraria concedida pelo comandante geral da PMMT, Cel Fernando Carneiro, a diversas autoridades e personalidades que contribuíram para a carreira de sucesso dos oficiais dessa turma.
No fim da solenidade o Coronel James fez a passagem da espada imperial, que é o símbolo do oficial e representa o êxito de cada comandante, para o tenente coronel Gonçalves, representante da turma que no próximo ano também irá comemorar 30 anos de carreira.