Obras na Bacia da Prainha reforçam saneamento no coração de Cuiabá — Foto: Assessoria
Cuiabá avançou em 2025 com obras e ações operacionais que reforçam os investimentos em saneamento básico na capital. A concessionária Águas Cuiabá intensificou frentes de trabalho voltadas à ampliação da cobertura sanitária, à modernização do abastecimento de água, à melhoria da drenagem urbana e ao fortalecimento de iniciativas socioambientais.
Um dos principais destaques do ano é o pacote de obras da Bacia da Prainha, localizada no coração de Cuiabá e que abrange uma ampla área geográfica e populacional, incluindo regiões tradicionais como o Centro Histórico. O projeto contempla a implantação e a modernização de redes coletoras de esgoto e de drenagem de águas pluviais, contribuindo para a redução de alagamentos, especialmente na região central da cidade.
Somente nas obras de drenagem, cerca de 3 mil metros lineares de manilhas foram instalados em diferentes bairros atendidos pela Bacia da Prainha. Durante a execução dos serviços, equipes da Águas Cuiabá removeram aproximadamente 150 toneladas de lixo das caixas de drenagem, conhecidas como bocas de lobo, que foram previamente mapeadas e inspecionadas em toda a área do projeto.
De acordo com a concessionária, os trabalhos de limpeza e manutenção da drenagem seguem no primeiro trimestre de 2026, até a conclusão total das obras previstas.
A empresa destaca que o planejamento das intervenções priorizou agilidade e qualidade, mesmo diante dos impactos temporários na rotina da população.
“A Bacia da Prainha é um projeto desafiador, principalmente por estar localizada em uma área central e histórica, com mais de 300 anos. Registramos nosso empenho para a conclusão do projeto e agradecemos à população pela confiança no trabalho”, afirma Elson Yamamoto, gerente de obras da Águas Cuiabá.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/x/7/qLEi3FR2SBB5dJAZluSg/imagem2.jpg)
Intervenções da Águas Cuiabá modernizam redes de esgoto e drenagem, reduzem alagamentos e utilizam tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana da capital. — Foto: Assessoria
Para apoiar as frentes de trabalho, a concessionária também investiu em inovação. Robôs de inspeção passaram a ser utilizados nas redes subterrâneas de drenagem, permitindo uma análise interna mais precisa das estruturas, com identificação de obstruções, desgastes e pontos críticos.
Segundo a empresa, a tecnologia auxilia na realização de reparos mais rápidos e no planejamento de melhorias contínuas no sistema.
Sobre a Águas Cuiabá